Panorama dos pequenos negócios no Brasil

Jonas Domingues Ayres
Rockett
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3 min readFeb 3, 2017

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No Brasil um pequeno negócio pode ser dividido em, basicamente, três categorias: o Microempreendedor Individual (MEI) com receita bruta anual de até 60 mil reais, a Microempresa com receita bruta anual de até 360 mil reais, e a pequena empresa com receita bruta anual de 360 mil a 3,6 milhões de reais. Segundo o Empresômetro MPE, software que calcula as estatísticas relativas à micro e pequenas empresas do SIMPLES Nacional, as MPEs já correspondem a um pouco mais de 90% do total de empresas ativas no Brasil.

A região sudeste é responsável por quase 50% das MPEs do Brasil, sendo que São Paulo concentra aproximadamente um quarto de todo o país. Já Minas Gerais fica com um pouco mais de 10%, seguida do Rio de Janeiro com porcentagem parecida. Em 2014 São Paulo teve uma média diária de 1.108 inaugurações. Na sequência, aparecem Minas Gerais (411) e Rio de Janeiro (348).

Segundo o Sebrae em 2014 as micro e pequenas empresas já eram as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondiam por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproximava das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) tinha origem nos pequenos negócios. Em 2016 já são quase 16 milhões de MPEs ativas, divididas nos setores abaixo:

Já por atividade econômica destaca-se o comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (6.746.340 MPEs — 42,9%), seguida da indústria de transformação (1.567.493 MPEs — 10,0%), de alojamento e alimentação (1.473.834 MPEs — 9,4%), construção (1.097.344 MPEs — 7,0%) e outras atividades de serviços (1.086.713 MPEs — 6,9%).

Em 2014 os pequenos negócios foram responsáveis por 27% do PIB brasileiro, bem como criou 52% dos empregos de carteira assinada (40% dos salários pagos), em um universo de 8,9 milhões de micro e pequenas empresas. “Os dados demonstram a importância de incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte, inclusive os Microempreendedores Individuais. Isoladamente, uma empresa representa pouco. Mas juntas, elas são decisivas para a economia”, afirma o presidente do Sebrae na época, Luiz Barreto.

Ter uma empresa é um dos principais sonhos dos brasileiros, e cada vez mais os brasileiros iniciam um negócio por oportunidade, diferente do passado, em que as pessoas abriam um negócio próprio quando não encontravam emprego. Hoje as pessoas iniciam um empreendimento por identificar uma oportunidade no mercado, o que gera empresas mais planejadas e com melhores chances de ter sucesso e crescer.

Fontes:

http://empresometro.cnc.org.br/

https://www.sebrae.com.br/

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